A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou neste domingo, 17, que as negociações na COP29, realizada em Baku, não estão estagnadas, apesar das dificuldades enfrentadas. Ela afirmou que, embora os avanços nas discussões climáticas sejam complexos, há um esforço significativo para que a conferência consiga alcançar resultados positivos, como aconteceu na COP28. Segundo a ministra, seu foco é a persistência nas negociações, que, embora difíceis, podem durar até o 12º dia, com intensificação do trabalho até o último momento.
Marina também ressaltou a importância da segunda semana de negociações em Baku, quando se espera avançar nos meios de implementação das metas climáticas. Ela mencionou a COP28, em Dubai, como um exemplo de superação, com a adoção de medidas mais ambiciosas, como a triplicação das metas de energias renováveis e a transição para o fim do uso de combustíveis fósseis. Agora, no Azerbaijão, a principal preocupação é garantir o financiamento e a implementação das metas acordadas, que são vistas como indicadores fundamentais de sucesso da COP29.
Além disso, a ministra reafirmou o compromisso do Brasil com a agenda climática global, destacando que, para a COP30, será essencial que os países apresentem Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) mais ambiciosas. Ela afirmou que a atual estratégia brasileira busca envolver toda a sociedade no processo de mobilização para fortalecer a ação climática e alinhar economia e ecologia em busca de soluções para o aquecimento global.