O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, nesta quarta-feira (13), a interdição de mais um centro terapêutico em Campina Grande, no bairro das Nações. O local foi fechado por não ter alvará sanitário e por não ter cumprido as melhorias solicitadas pelo MPPB, além de apresentar infrações sanitárias e violações aos direitos humanos. Na operação, 26 pessoas foram resgatadas, sendo algumas encaminhadas para avaliação médica. O MPPB também identificou casos de internações involuntárias e encaminhou os responsáveis à Central de Polícia.
Este fechamento segue a ação de inspeção realizada no dia anterior, terça-feira (12), quando outro centro terapêutico localizado no bairro Jardim Tavares foi interditado. Nesse local, foram encontradas irregularidades semelhantes, incluindo casos de violação de direitos e internações forçadas. A operação resultou na condução dos responsáveis à delegacia e no resgate de mais de 20 homens, além de um idoso com transtornos mentais, que foi encaminhado para atendimento psiquiátrico.
Após o resgate, os acolhidos foram direcionados de volta às suas famílias ou às cidades de origem, quando possível. Aqueles que necessitaram de acompanhamento médico foram atendidos pelos serviços de saúde do município. O MPPB continua investigando as condições e práticas nesses centros terapêuticos, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação e a proteção dos direitos humanos.