O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgará na quinta-feira (21) os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que ofereceu 6.640 vagas para diversas especialidades. Os resultados estarão disponíveis na Área do Candidato no site da Fundação Cesgranrio, onde os participantes puderam realizar sua inscrição. O acesso será feito por meio do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Após a divulgação dos resultados, os aprovados seguirão para a segunda fase, que inclui a convocação para a posse e a realização de cursos de formação, previstos para começar em janeiro de 2025. Os cursos terão uma carga horária de 280 horas, com duração de 36 meses, e serão realizados tanto presencialmente quanto online. Para algumas carreiras específicas, como Analista em Tecnologia da Informação e Especialista em Políticas Públicas, haverá cursos presenciais com cargas horárias mais longas, variando de 360 a 580 horas.
Além disso, o concurso criou um banco de candidatos aprovados, com o dobro de vagas imediatas reservadas para futuras convocações. Esses candidatos poderão ser chamados conforme a necessidade de preenchimento de vagas, com a possibilidade de ocupar cargos temporários enquanto aguardam uma vaga efetiva. O CNU foi um dos maiores concursos da história do país, com 2.144.397 inscritos, e oferece remunerações que variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.