O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está coordenando uma operação integrada para assegurar a segurança durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que ocorrerá neste domingo (3). Com mais de 4,3 milhões de inscritos, sendo 1,6 milhão de concluintes do ensino médio, o Enem deste ano terá seu maior número de participantes em São Paulo, seguido por Minas Gerais e Bahia. A operação envolve a colaboração das forças de segurança de todos os estados, reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) em Brasília.
Mais de 3 mil agentes de segurança estarão mobilizados para monitorar a aplicação das provas em 1.753 municípios brasileiros. O CICCN será responsável por acompanhar em tempo real as ocorrências, como possíveis crimes ou tumultos, e repassar informações detalhadas às polícias estaduais e federais. A Polícia Federal também está envolvida na investigação de um possível vazamento da prova.
Além do dia de hoje, o Enem será aplicado novamente em 10 de novembro, com 140 mil salas de prova em cerca de 10 mil locais de aplicação em todo o Brasil. O Ministério da Educação, por meio do Inep, reforça a importância de garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes.