Os preços dos contratos futuros de minério de ferro subiram pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira, impulsionados pela forte produção de aço na China, o maior consumidor global do mineral. O contrato de janeiro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) teve alta de 1,08%, fechando a 792,0 iuanes (109,19 dólares) por tonelada, enquanto o minério de ferro negociado em Cingapura registrou um aumento de 1,11%, alcançando 103,7 dólares a tonelada.
A recuperação nos preços do minério de ferro é atribuída ao aumento na produção de aço da China, que tem mantido níveis elevados, superando a média histórica para esta época do ano. Nos últimos 21 dias, a produção de aço aumentou 9,5% em comparação com o mesmo período nos três anos anteriores, de acordo com dados da Associação de Ferro e Aço da China. Essa dinâmica ajudou a sustentar os preços do minério de ferro, que permaneceram acima dos 100 dólares por tonelada.
No entanto, os dados econômicos mais fracos da China ainda geram preocupações. Em outubro, os lucros industriais do país caíram, e a demanda continua tímida devido à crise econômica, o que tem pressionado outros setores, como a produção industrial e o mercado imobiliário. A desaceleração econômica também foi marcada pela queda nos preços ao consumidor e uma redução no valor das casas novas, o que indica desafios contínuos para a economia chinesa.