Mais de 10 mil candidatos participaram da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo na região de Itapetininga, São Paulo. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30. Nesta fase, os estudantes responderam a 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que incluem conteúdos de física, química e biologia. As provas ocorreram nos mesmos locais da semana anterior, e os candidatos tiveram 30 minutos a menos para finalizá-las, com término previsto para 18h30.
No total, 10.947 candidatos estão inscritos nas quatro maiores cidades da região, sendo Itapeva a cidade com o maior número de inscritos, seguida por Itapetininga, Tatuí e Avaré. A primeira etapa, realizada no domingo anterior, contou com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a redação, que abordou o tema dos desafios para valorização da herança africana no Brasil. Para ingressar nos locais de prova, os candidatos precisaram apresentar documento de identificação, sendo aceitas versões digitais de CNH ou RG.
O uso de dispositivos eletrônicos foi proibido, com regras rígidas que incluíam a utilização apenas de canetas esferográficas pretas em material transparente. No domingo anterior, aproximadamente 5 mil candidatos foram eliminados por descumprirem as normas do exame, segundo o Inep. O gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro, e o resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2025.