O Metrô de São Paulo alcançou, pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de 3,2 milhões de passageiros transportados em um único dia, no dia 12 de novembro de 2024. O total registrado foi de 3.217.983 passageiros, superando o recorde de 3.187.048 registrado anteriormente, em 8 de outubro. O aumento foi mais significativo na Linha 15-Prata, que recebeu 147.297 pessoas, contribuindo para o crescimento da demanda no sistema. A alta nos números também reflete uma tendência observada nas terças-feiras e nas primeiras quinzenas dos meses, que costumam registrar picos no número de usuários.
Apesar desse aumento, o número ainda é inferior à média diária de 3,8 milhões de passageiros registrada em 2018, e bem abaixo do recorde histórico de 4,17 milhões de passageiros, alcançado em 2013, quando o sistema operava uma rede mais extensa. Atualmente, o Metrô conta com 71,5 km de linhas e transporta uma média de 2,9 milhões de passageiros por dia. A operação abrange as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
A recuperação da demanda pós-pandemia no Metrô de São Paulo tem sido gradual, com a gestão da companhia apostando em inovação e otimização operacional. O uso de novas tecnologias, como monitoramento preditivo e o sistema de sinalização CBTC, além de melhorias no aplicativo Toth, têm contribuído para uma operação mais eficiente e com menos interrupções, o que ajudou a aumentar a capacidade de transporte e melhorar a experiência dos passageiros.