As mesas utilizadas pelos chefes de Estado e líderes das maiores economias do mundo durante a plenária da Cúpula do G20 foram doadas para 12 escolas municipais do Rio de Janeiro. A mesa principal e as mesas auxiliares, transformadas em 116 carteiras duplas, passaram a compor as salas de aula de instituições de ensino públicas da cidade. Entre as beneficiadas está o Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp, cuja equipe venceu um concurso de curtas-metragens sobre o G20, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Comitê Rio G20.
Além do GET Medalhista Olímpico, outras 11 escolas municipais, todas com nomes de países, também receberam as doações. Entre elas estão a Escola Municipal Canadá, no Estácio, e a Escola Municipal Japão, em Santa Cruz. Essas ações fazem parte de uma iniciativa mais ampla que, desde fevereiro, distribui mobiliários usados em encontros do G20 para escolas da rede pública, incluindo ginásios olímpicos e bilíngues, como o Ciep Samuel Wainer, que ensina mandarim, e outras escolas com programas em idiomas como francês e alemão.
O G20, composto por 19 países e blocos como a União Europeia e União Africana, é o principal fórum de cooperação econômica global. Seus membros representam a maior parte da economia, comércio e população mundial. A cúpula realizada em novembro no Rio de Janeiro foi a etapa final de uma série de reuniões ao longo do ano, e a doação das mesas simboliza um legado de apoio à educação, inspirado por valores de multilateralismo e desenvolvimento promovidos pelo grupo.