As principais bolsas da Europa abriram em alta nesta segunda-feira, tentando reverter as recentes quedas consecutivas que vêm afetando os mercados. No início da manhã, o índice Stoxx 600, que engloba as principais ações europeias, registrava um aumento de 1,07%, em meio à expectativa de novos dados de inflação tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.
Na semana passada, o Stoxx 600 fechou em baixa pela terceira vez seguida, refletindo preocupações dos investidores quanto ao impacto de possíveis novas tarifas após a reeleição de Donald Trump nos EUA, além de um sentimento de decepção com as medidas de estímulo econômico na China. O setor aeroespacial e de defesa se destacava no índice, com uma valorização significativa próxima a 2%.
Para os próximos dias, investidores voltam sua atenção aos dados do índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA e na Alemanha, bem como às atualizações do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro e do Reino Unido. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt também registravam alta, variando entre 0,69% e 1,21%, com outras praças europeias, como Milão, Madri e Lisboa, acompanhando o movimento positivo.