Os mercados europeus iniciaram o dia em alta nesta quinta-feira, após recuarem na véspera, enquanto investidores absorvem os balanços de empresas da região e aguardam decisões de política monetária importantes no Reino Unido e nos Estados Unidos. Às 7h05 no horário de Brasília, o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,56%, com destaques positivos e negativos entre grandes companhias listadas.
Entre os balanços divulgados, ArcelorMittal teve forte valorização de 5,6% em Amsterdã, impulsionada por bons resultados, enquanto as ações da Telefónica e da Air France-KLM caíram, refletindo resultados abaixo das expectativas, com recuos de 1,6% e 11% em Madri e Paris, respectivamente. Em Milão, a ação do banco BPM disparou 8,8% após anunciar uma oferta de 1,6 bilhão de euros para controle da Anima Holding, que também subia 9,7%.
Além dos balanços corporativos, investidores observam o cenário macroeconômico, com crescimento de 0,5% nas vendas no varejo da zona do euro em setembro, superando previsões, enquanto a produção industrial da Alemanha caiu 2,5%, mais do que o esperado. No plano das políticas monetárias, o Banco da Inglaterra e o Federal Reserve devem anunciar cortes nas taxas de juros ao longo do dia, gerando expectativa nos mercados.