As bolsas europeias apresentaram uma leve alta na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, após oscilações iniciais em meio à incerteza gerada pela disputa presidencial nos Estados Unidos. Por volta das 6h40 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava um avanço de 0,30%. Os investidores estão atentos à eleição presidencial americana, que se mostra competitiva, com a vice-presidente e o ex-presidente em uma situação de empate técnico nas intenções de voto, cujo resultado só deverá ser conhecido nos próximos dias.
No cenário macroeconômico, o PMI de serviços do Reino Unido caiu para 52 em outubro, mas superou ligeiramente as expectativas iniciais. Também foram divulgados dados positivos do PMI de serviços da China, que contribuíram para impulsionar as bolsas asiáticas. No dia 7, tanto o Federal Reserve quanto o Banco da Inglaterra devem anunciar suas decisões sobre a taxa de juros, o que pode influenciar ainda mais o mercado.
Em termos de desempenho setorial, a Bolsa de Londres subiu 0,36%, enquanto Paris, Frankfurt, Milão, Madri e Lisboa também apresentaram altas modestas, refletindo um ambiente cauteloso entre os investidores. O clima de expectativa em relação aos resultados eleitorais dos EUA e as repercussões econômicas desses eventos continuam a moldar o comportamento dos mercados na Europa e globalmente.