As bolsas de Nova York encerraram a segunda-feira em queda, refletindo a cautela dos investidores no início de uma semana decisiva. O índice Dow Jones caiu 0,61%, o S&P 500 cedeu 0,28%, e o Nasdaq recuou 0,33%. As eleições presidenciais nos EUA, que acontecem nesta terça-feira, e a decisão sobre os juros do Federal Reserve, marcada para quinta-feira, aumentaram a tensão nos mercados. A fabricante de chips Nvidia e a empresa de tintas Sherwin-Williams subiram, após serem anunciadas como novas integrantes do índice Dow Jones, enquanto a Tesla ampliou as perdas com preocupações sobre vendas na China.
As ações do setor petrolífero tiveram alta, em resposta ao aumento de quase 3% nos preços do petróleo, impulsionado pela decisão da Opep de adiar o aumento da produção. ExxonMobil subiu 3,18%, e Chevron avançou 0,59%, refletindo essa movimentação. No cenário de commodities, o ouro fechou em leve queda, pressionado pelas incertezas eleitorais e a expectativa em torno da política monetária do Fed. Especialistas destacam que os mercados estão em compasso de espera, sem uma clara direção diante da volatilidade atual.
Paralelamente, a Boeing enfrenta a votação de um acordo trabalhista que pode beneficiar seus funcionários com aumentos salariais de mais de 40% ao longo de quatro anos. As ações da empresa subiram 0,31% no pregão. Ainda no cenário político, as ações da Trump Media se destacaram, subindo 12,37% antes da eleição presidencial, apesar do avanço da candidata democrata Kamala Harris nas pesquisas, especialmente no estado de Iowa.