As bolsas asiáticas apresentaram desempenho majoritariamente positivo nesta terça-feira, refletindo otimismo com a recuperação do setor de serviços na China, impulsionada por medidas de estímulo econômico do governo. O índice Xangai Composto, por exemplo, subiu 2,32%, alcançando 3.386,99 pontos, seu maior nível em quase um mês, enquanto o Shenzhen Composto avançou 3,20%, impulsionado principalmente por ações do setor financeiro e de software.
Dados recentes da pesquisa S&P Global/Caixin revelaram que o PMI de serviços chinês subiu para 52 em outubro, superando as expectativas do mercado e indicando uma expansão mais acelerada do setor. Desde setembro, a China vem implementando uma série de medidas agressivas para revitalizar sua economia. A expectativa é que, ao final da semana, os legisladores chineses aprovem novos planos de incentivo fiscal.
Entretanto, nem todos os mercados asiáticos seguiram essa tendência positiva. O sul-coreano Kospi registrou uma queda de 0,47%, impactado por ações relacionadas ao setor de baterias. Além disso, investidores aguardam com expectativa as eleições presidenciais nos Estados Unidos e a decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve, programada para quinta-feira, dia 7. Na Oceania, a bolsa australiana fechou em baixa de 0,40%, com os grandes bancos pressionando o desempenho do índice S&P/ASX 200.