O Mercado Livre registrou um crescimento de 11% no lucro líquido no terceiro trimestre de 2023, atingindo 397 milhões de dólares. No entanto, esse resultado ficou abaixo da média das previsões de analistas, que esperavam um lucro de 542 milhões de dólares. A empresa, que opera um marketplace em diversos países, viu sua receita líquida crescer 35% em comparação ao ano anterior, alcançando 5,3 bilhões de dólares, resultado que se alinhou às expectativas do mercado.
Apesar do aumento na receita, o lucro foi impactado principalmente pelos altos custos de investimentos em crédito e logística, áreas em que o Mercado Livre busca expandir sua atuação. Martin de los Santos, diretor financeiro da empresa, explicou que o aumento das despesas se deve, em parte, ao crescimento do portfólio de cartões de crédito e aos investimentos em logística de e-commerce. A companhia também registrou um Ebit de 557 milhões de dólares, com uma margem Ebit que caiu de 18,2% para 10,8% em um ano, abaixo da projeção dos analistas.
O Mercado Pago, fintech pertencente ao grupo, teve seu portfólio de crédito ampliado para 6 bilhões de dólares, um aumento de 77% ano a ano, indicando um crescimento acelerado neste segmento. Em reação aos resultados trimestrais, as ações do Mercado Livre negociadas nos EUA caíram 9,2% no pós-mercado, fechando em 1.922 dólares cada, refletindo as expectativas do mercado e o impacto dos custos sobre o lucro.