O Ministério da Educação (MEC) antecipou para a quinta-feira, 14 de novembro, a divulgação dos gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Inicialmente, a previsão era que esse material fosse publicado no dia 20, mas a decisão foi adiantada após anúncio do ministro da Educação, Camilo Santana, no domingo anterior. O conteúdo está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os gabaritos organizados por cores de cadernos (verde, cinza, azul e amarelo) e por dias de aplicação (3 e 10 de novembro). Uma das questões da prova de Ciências da Natureza foi anulada, mas a anulação não afetará o cálculo da pontuação dos candidatos.
Além disso, o prazo para os candidatos que não compareceram ao Enem, por motivos de saúde ou problemas logísticos, solicitarem a reaplicação das provas se encerra nesta sexta-feira, 15 de novembro. A reaplicação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro. O Inep esclareceu que haverá apenas uma oportunidade de reaplicação. Os resultados finais do exame serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.
O Enem 2024 registrou 4,3 milhões de inscritos e ocorreu em 1.753 municípios, com 149.724 salas de prova. Em relação à presença, 73,4% dos inscritos participaram no primeiro dia, e 69,4% no segundo. Também foi anunciado que o programa Pé-de-Meia, que oferece uma parcela de R$ 200 aos estudantes do ensino médio público que participaram do exame, irá disponibilizar a lista dos beneficiários até o final de novembro. O valor será depositado em contas poupança abertas pelos estudantes na Caixa Econômica Federal, a serem resgatadas após a conclusão do ensino médio.