A Marinha do Brasil realizou uma operação de resgate de uma tripulante de um navio mercante a 1.200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A operação foi iniciada na quarta-feira (20) e durou até a madrugada de domingo (24), após a mulher apresentar sintomas de um possível acidente vascular cerebral (AVC). A missão de evacuação aeromédica envolveu a fragata Independência e um helicóptero da Marinha.
O navio ATLANTIC ZONDA, de bandeira da Libéria, foi o local onde a tripulante estava a bordo quando os primeiros sinais de emergência ocorreram. Após ser acionada às 9h de quarta-feira, a fragata Independência partiu da Base Naval de Niterói e iniciou a busca para resgatar a brasileira. A paciente foi retirada do navio por helicóptero e transferida para a fragata, onde permaneceu por três dias até ser transportada para o continente.
Na manhã de sábado (23), o helicóptero da fragata pousou no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia, e, de lá, a paciente foi levada ao Hospital São Lucas em Macaé, onde foi recebida consciente e estável. Ela segue em observação, passando por exames para avaliação do quadro de saúde.