Uma tripulante brasileira de um navio mercante foi resgatada pela Marinha do Brasil após uma operação que mobilizou recursos aéreos e marítimos. A Força foi acionada na última quarta-feira (20), quando o navio mercante Atlantic Zonda, de bandeira liberiana, navegava a aproximadamente 1.200 km da costa brasileira. A brasileira, que necessitava de assistência médica urgente, foi retirada do local por um helicóptero aeromédico da Marinha.
O resgate foi realizado neste sábado (23), e a aeronave tem previsão de pouso no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro D’Aldeia, no Rio de Janeiro, às 02h de domingo (24). A operação também contou com o apoio da Fragata Independência, que estava atracada em Niterói e foi deslocada para auxiliar no atendimento à tripulante.
Imagens divulgadas pela Marinha mostram o momento em que a brasileira foi colocada em uma maca e embarcada no helicóptero. Ela recebeu cuidados médicos a bordo e está sendo monitorada pela equipe até sua chegada em território nacional, onde continuará em observação.