Neste domingo, 3 de novembro, mais de 23,6 mil candidatos da região do Alto Tietê realizam a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O número de inscritos cresceu 29,41% em relação ao ano anterior, quando 21,4 mil candidatos se inscreveram. A Universidade de Mogi das Cruzes é um dos locais de aplicação da prova, que terá sua segunda etapa no dia 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também informou que São Paulo lidera o número total de inscritos, com 645.849 participantes.
Os dados do Inep revelam que apenas 44% dos candidatos deste ano são concluintes do ensino médio, refletindo a diversidade do público que participa do exame. As cidades com maior número de inscrições na região incluem Mogi das Cruzes, com 7.395 candidatos, seguida por Suzano e Itaquaquecetuba. A instituição também destacou que a prova ocorrerá em cerca de 140 mil salas de aula em todo o Brasil, com portões abertos a partir das 12h e fechamento às 13h.
A organização do exame inclui orientações rigorosas sobre os itens permitidos nas salas de prova. Os candidatos devem levar uma caneta esferográfica de tinta preta e um documento de identificação, enquanto itens como eletrônicos, livros e objetos pessoais devem ser guardados em um envelope porta-objetos fornecido na entrada. A não conformidade com essas regras pode resultar na eliminação do candidato.