O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente nesta quinta-feira, 21, na cerimônia de divulgação do Programa de Otimização de Contratos de Concessão de Rodovias. O evento, agendado para as 11h no Palácio do Planalto, marca um passo importante na estratégia do governo para aprimorar a gestão das rodovias concedidas. Às 15h, o presidente também tem uma reunião marcada com representantes dos setores de atacado e varejo, conforme a agenda oficial.
Porém, não consta na agenda de Lula uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apesar de Haddad ter confirmado que se encontrará com o presidente ainda nesta quinta-feira para discutir um pacote de medidas de corte de gastos. O governo tem se preparado para anunciar medidas fiscais que visam conter as despesas e cumprir as metas do arcabouço fiscal, o que já é aguardado pelo mercado financeiro.
O ajuste fiscal tem sido apontado como uma prioridade para garantir o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal. Especialistas no mercado consideram essencial a implementação dessas medidas para que o governo transmita uma imagem de solidez fiscal e capacidade de controlar as finanças públicas, especialmente após um período de instabilidade econômica.