O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (20), durante a visita de Estado de Xi ao Brasil. Lula destacou, ao lado do líder chinês, a importância de colocar a paz e o diálogo como prioridades nas relações internacionais entre os dois países. O encontro ocorreu após Xi participar das reuniões do G20 no Rio de Janeiro e visa fortalecer os laços diplomáticos e comerciais entre Brasil e China, com ênfase em temas globais.
Durante a reunião, Lula e Xi também abordaram a necessidade de uma reforma na governança global, defendendo um sistema internacional mais justo, equitativo e sustentável, com foco na resolução pacífica de conflitos. O presidente brasileiro mencionou o contexto de tensões internacionais, como a guerra na Ucrânia, como um exemplo da relevância de um diálogo constante para a promoção da paz.
Xi Jinping, líder da China, maior parceiro comercial do Brasil, também participará de um jantar no Itamaraty, onde outras autoridades foram convidadas. A visita tem como objetivo estreitar ainda mais as relações comerciais entre os dois países, refletindo a crescente colaboração entre Brasil e China nas áreas política, econômica e social.