O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniram no Rio de Janeiro no domingo, 17, um dia antes da reunião do G20. O encontro, que contou com a participação de ministros e assessores, teve como tema central a empresa Enel, com foco na melhoria dos serviços prestados pela companhia no Brasil, especialmente em São Paulo, onde ocorreram falhas no fornecimento de energia elétrica recentemente.
Durante a reunião, Meloni destacou o interesse das empresas italianas em investir 40 bilhões de euros no Brasil, além de discutir a atualização de acordos de parceria e cooperação. Lula aproveitou a oportunidade para explicar as prioridades brasileiras para a presidência do G20, convidando Meloni para uma visita ao país após o evento internacional.
A primeira-ministra italiana também mencionou a significativa presença de cidadãos e descendentes italianos no Brasil, com cerca de 800 mil cidadãos e 30 milhões de descendentes, e afirmou que esta viagem à América Latina não esgota a necessidade de um novo encontro com o Brasil em breve.