Durante sua fala no Festival Aliança Global, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância de combater a fome no Brasil e no mundo, destacando que não é necessário ofender ou xingar ninguém para sensibilizar a sociedade. Lula falou sobre a urgência de garantir o acesso à alimentação básica para todos, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade. Embora a temática tenha sido centrada na fome, o presidente não fez menção à esposa, Janja, que horas antes havia causado controvérsia.
Janja, por sua vez, foi destaque ao criticar publicamente o bilionário Elon Musk durante um evento do G20 Social. Ao discutir a necessidade de regulamentar as redes sociais, a primeira-dama fez uma declaração agressiva, dizendo: “Fuck you, Elon Musk!”. A frase gerou uma reação de Musk nas redes sociais, onde ele sugeriu que o atual governo perderia a próxima eleição. A troca de farpas entre Janja e o empresário gerou atenção midiática e reacendeu debates sobre a relação do Brasil com figuras do setor privado.
Além disso, Janja também comentou sobre o ocorrido em Brasília, lamentando a ausência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no evento do G20. Ela mencionou o atentado ocorrido na capital e criticou o impacto das redes sociais na saúde mental de algumas pessoas. Suas falas marcaram um evento em que figuras políticas e culturais do governo se reuniram para discutir questões sociais e políticas de relevância internacional, enquanto a polarização nas redes continua a ser um tema de destaque nas declarações públicas.