Em sua segunda reunião bilateral no domingo, 17, véspera da cúpula do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Durante o encontro, abordaram temas como a ampliação da cooperação entre os dois países em áreas estratégicas, incluindo semicondutores, comércio e pesquisa agrícola. A Malásia já está presente no Brasil com a atuação da empresa Petronas no setor de petróleo e gás, onde produz cerca de 52 mil barris de óleo equivalente por dia.
Este foi o segundo encontro bilateral do dia para o presidente Lula, que antes se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. As conversas com ambos os líderes destacaram não apenas os avanços nas relações comerciais, mas também iniciativas globais, como a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que o Brasil lançará no G20. O Brasil reforçou sua posição em favor de uma reforma na governança global, um tema compartilhado com Ibrahim.
O primeiro-ministro da Malásia expressou admiração pela trajetória de Lula, destacando sua importância na área de justiça social. Ambos os líderes também discutiram como seus países enfrentam desafios comuns, como a pobreza e a fome, e trocaram experiências no combate a esses problemas. Além disso, abordaram a evolução da economia malaia e a contínua presença de empresas do país no Brasil, reforçando o compromisso de aprofundar as relações bilaterais.