Durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os Emirados Árabes Unidos assinaram um memorando de entendimento focado em investimentos em projetos estratégicos no Brasil, com ênfase nas áreas de energia e infraestrutura. O acordo foi confirmado pelo Palácio do Planalto, embora os detalhes específicos sobre os investimentos ainda não tenham sido divulgados. O país árabe está participando como convidado da reunião do G20, que se realiza no Rio de Janeiro a partir de segunda-feira (18).
No mesmo dia, Lula teve uma série de reuniões bilaterais com lideranças internacionais, incluindo o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Durante o encontro, as delegações discutiram não apenas o memorando de investimentos, mas também questões relacionadas à reforma da governança global e à ampliação da cooperação econômica entre Brasil e Emirados Árabes Unidos.
Além do príncipe de Abu Dhabi, Lula também se encontrou com outras figuras de destaque, como o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Até o final do dia, o presidente brasileiro terá participado de um total de 11 encontros com líderes internacionais, reforçando o foco do Brasil nas relações multilaterais e na promoção de investimentos no país.