O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realiza nesta segunda-feira, 25, reuniões estratégicas no Palácio do Planalto para discutir medidas econômicas e coordenação ministerial. Pela manhã, Lula se reúne com os ministros da Casa Civil, Fazenda, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e com o secretário executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento para avaliar a minuta do pacote de cortes de gastos elaborada pela equipe econômica. Entre as medidas está um acordo com o Ministério da Defesa, projetado para gerar economia anual de cerca de R$ 2 bilhões. O anúncio do pacote é esperado até terça-feira, 26.
À tarde, o presidente terá um despacho com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, abordando temas estratégicos do governo. Em seguida, às 15h30, acontece uma ampla reunião com 12 ministros de diversas pastas e a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. Este encontro deve abordar temas transversais, com foco na integração de esforços entre áreas como defesa, saúde, educação, agricultura e inovação tecnológica.
A agenda reforça o foco do governo em equilibrar o orçamento e impulsionar a eficiência administrativa, com reuniões voltadas à tomada de decisões e à coordenação interministerial. A previsão é que os resultados destas discussões sejam anunciados nos próximos dias, consolidando a estratégia econômica e política do governo.