O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a necessidade de uma ação conjunta entre os países para combater a fome e a pobreza, durante o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro. A declaração ocorreu antes do início das discussões da cúpula do G20, composta pelas 20 maiores economias do mundo, que acontecem entre os dias 18 e 19 de novembro. Lula enfatizou que apenas com responsabilidade compartilhada será possível alcançar o sucesso nas ações contra esses problemas globais.
Durante o evento, o presidente agradeceu aos participantes pela presença e solidariedade, destacando a importância de transformar a cidade em um centro de discussões globais. Ele também mencionou as características contrastantes do Rio de Janeiro, que, embora seja uma cidade de beleza natural e um povo acolhedor, também enfrenta grandes desafios sociais e desigualdades históricas. O contraste, segundo Lula, reflete os problemas que precisam ser abordados em escala global.
Lula ainda comentou sobre a evolução do cenário mundial desde sua participação no G20 durante a crise financeira de 2008. Segundo o presidente, apesar do tempo passado, a situação global piorou, com o aumento de conflitos armados, deslocamentos forçados e desastres climáticos extremos, destacando a urgência de respostas coletivas para reverter esse quadro e promover uma paz duradoura e o desenvolvimento sustentável.