Em entrevista recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a pressão do mercado financeiro por um ajuste fiscal é despropositada e destacou sua intenção de priorizar uma política econômica focada no crescimento com distribuição de renda. Lula comentou que o mercado financeiro “fala bobagem todo dia” e declarou estar confiante de que conseguirá superar essa pressão, como fez em outras ocasiões de sua trajetória política.
As declarações do presidente ocorrem em um momento de intensas negociações sobre um pacote de revisão de gastos, que está sendo elaborado pela equipe econômica do governo e será brevemente analisado pelo Palácio do Planalto. Lula ressaltou que, além do Executivo, o Congresso e o Judiciário também têm um papel importante na contenção de gastos e que ambos os poderes deveriam avaliar cortes em despesas excessivas, exemplificando com as emendas parlamentares.
Por fim, o presidente atribuiu parte das dificuldades fiscais atuais à gestão anterior, mencionando que cerca de R$ 300 bilhões foram gastos no período para manter programas e despesas específicas do governo passado. Lula enfatizou que esses gastos contribuíram para o quadro fiscal atual e reforçou a necessidade de uma abordagem econômica que concilie responsabilidade fiscal com políticas de distribuição de renda para estimular o desenvolvimento do país.