O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante o encerramento da Cúpula do G20 Social, realizada no Rio de Janeiro, que o neoliberalismo contribuiu significativamente para o agravamento das desigualdades econômicas e políticas nas democracias contemporâneas. Em sua fala, Lula destacou que a adoção de políticas neoliberais resultou em uma concentração de riqueza e poder, aprofundando disparidades tanto no Brasil quanto em outras nações.
Lula também enfatizou a necessidade de o G20 discutir medidas para reduzir o custo de vida e promover condições de trabalho mais equilibradas. Segundo ele, um dos principais desafios para os países hoje é criar políticas públicas que enfrentem as crescentes desigualdades sociais, melhorando as condições de vida da população e promovendo uma jornada de trabalho mais justa.
Além disso, o presidente mencionou a importância de uma agenda global voltada para a justiça social e o desenvolvimento sustentável, temas que, segundo ele, devem ser prioritários nas reuniões internacionais, como as do G20. A cúpula foi um espaço para debater ações concretas em áreas como defesa social, segurança alimentar e mudanças climáticas.