O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira, 25, de uma série de reuniões no Palácio do Planalto com foco na definição de estratégias econômicas e administrativas. Pela manhã, às 10h, Lula recebe ministros das áreas econômica e de gestão, como Rui Costa, Fernando Haddad, Esther Dweck, e Gustavo Guimarães, para analisar a minuta de um pacote de cortes de gastos. Entre as medidas propostas está um acordo com o Ministério da Defesa, que pode gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 2 bilhões. Segundo Haddad, o pacote poderá ser anunciado até terça-feira, 26.
À tarde, às 14h40, o presidente despacha com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza, antes de uma ampla reunião às 15h30 com 12 ministros e representantes de diversas pastas. O encontro busca alinhar ações estratégicas em áreas como defesa, saúde, educação, agricultura e inovação. Participam, entre outros, ministros das pastas da Casa Civil, Fazenda, Minas e Energia e Comunicação Social, além da Secretaria de Governança das Empresas Estatais.
As reuniões refletem o esforço do governo em articular cortes orçamentários com investimentos estratégicos, garantindo eficiência administrativa e avanços em diversas frentes de atuação. A expectativa é que os debates de hoje consolidem diretrizes para uma gestão equilibrada e eficiente, alinhada aos objetivos econômicos e sociais do país.