O livro Mensagens que Libertam, da escritora e jornalista Cristina Barude, será lançado nesta terça-feira no Centro Espírita Cidade da Luz, em Salvador. A obra é uma coletânea de mensagens espirituais psicografadas pela médium desde a adolescência, atribuídas ao espírito de Maria Rosa. A autora afirma que o livro é indicado para leituras diárias ou para consultas em momentos difíceis, com temas que abordam superação, fé e resiliência.
A renda obtida com o livro será direcionada para as obras assistenciais da Cidade da Luz, uma instituição sem fins lucrativos que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade e promove o desenvolvimento espiritual. Segundo Barude, Maria Rosa teria sido uma jovem freira no sul do Brasil e, em uma vida anterior, uma heroína na Guerra do Contestado, conflito histórico entre o governo e colonos no início do século XX.
Inicialmente, as mensagens eram compartilhadas de forma privada, mas ganharam popularidade na internet, levando ao lançamento de seu primeiro livro em 2009. Maria Rosa é descrita como uma mentora espiritual que atua em diversos centros espíritas e cuja história e legado têm sido reconhecidos por lideranças espíritas.