A Lightwall, empresa de inovação na construção civil, revelou planos para a construção de uma nova fábrica em Santa Catarina, com investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões. A unidade será responsável pela produção de painéis pré-moldados usados em edifícios, casas e empresas, gerando cerca de 80 novos postos de trabalho. O projeto foi discutido em uma reunião com representantes da Secretaria da Fazenda, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço e da SCPar, ocorrida no dia 12 de novembro.
A empresa considera o litoral norte de Santa Catarina como a localização ideal para a nova planta, com o objetivo de atender não apenas o mercado local, mas também expandir sua atuação para o Paraná e Rio Grande do Sul. A previsão é que a produção tenha início já em 2025, destacando-se pelo uso de um mix de materiais inovadores que garantem produtos mais leves, resistentes e com eficiência térmica e acústica, além de acelerar o tempo de construção, com a possibilidade de montar uma casa de 40 m² em apenas 12 horas.
O investimento da Lightwall faz parte de um plano de expansão maior, que prevê a construção de 11 novas fábricas até 2026. A escolha de Santa Catarina como novo destino industrial está ligada ao apoio do governo estadual a novos investimentos, além de aspectos como a segurança, a qualificação da mão de obra e a política de incentivos fiscais, que já geraram a criação de mais de 64 mil empregos diretos e indiretos desde 2023.