Na terça-feira (19), os líderes mundiais refizeram a foto de família da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. A primeira foto, tirada no dia anterior, teve ausências notáveis: o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não estavam presentes. Desta vez, os três líderes se alinharam na primeira fileira, mas o presidente da Argentina, Javier Milei, também faltou à foto, sem justificativa confirmada para sua ausência.
Na nova foto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva posou ao lado de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul. A imagem foi tirada com um painel mostrando uma vista aérea do Rio de Janeiro, em vez do Pão de Açúcar, como na foto de segunda-feira. O evento refletiu a presença de uma nova estrutura para destacar iniciativas como a “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, lançada com a participação de 148 membros fundadores, entre países e organizações internacionais.
A ausência de Biden, Trudeau e Meloni na foto de segunda-feira foi atribuída a questões logísticas, com uma autoridade da Casa Branca esclarecendo que a foto foi tirada antes da chegada de todos os líderes. Biden e Trudeau estavam em reuniões bilaterais, enquanto Meloni chegou com atraso, embora o motivo exato não tenha sido confirmado. A nova foto reflete o esforço dos organizadores para garantir a presença de todos os líderes mundiais em um evento de grande visibilidade internacional.