O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram por 30 minutos nesta quinta-feira, com destaque para temas ligados à cooperação internacional e a preparação para a cúpula do G20, que será sediada no Rio de Janeiro em 18 de novembro. Biden parabenizou Lula pela presidência do G20, e ambos debateram os preparativos para o evento, evidenciando o esforço conjunto em temas globais.
Segundo comunicado da Casa Branca, Biden reconheceu avanços em políticas sociais no Brasil, destacando as conquistas no combate à fome e à pobreza, além dos direitos trabalhistas. O presidente americano também expressou votos de recuperação a Lula após o recente acidente doméstico. O governo brasileiro afirmou que Biden, antes da cúpula, fará uma visita a Manaus, além de acertarem uma reunião bilateral no Rio.
Durante a conversa, Biden confirmou o interesse dos EUA em aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa liderada pelo Brasil. O governo brasileiro reforçou o bom momento das relações entre os dois países, que têm demonstrado um alinhamento em políticas sociais e ambientais, refletindo uma aproximação contínua nos últimos anos.