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Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Cotidiano > Lei que proíbe celulares nas escolas de SP não deve impactar rotina, dizem educadores
CotidianoÚltimas notícias

Lei que proíbe celulares nas escolas de SP não deve impactar rotina, dizem educadores

Bruno de Oliveira
Última atualização: 13 de novembro de 2024 13:50
Bruno de Oliveira
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Tempo: 2 min.
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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deve sancionar em breve um Projeto de Lei que proíbe o uso de celulares nas escolas do estado, com exceção para fins pedagógicos. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e, embora tenha gerado debates entre parlamentares da base e da oposição, foi bem recebida por educadores, que destacam que a medida não trará grandes mudanças nas rotinas escolares, já que muitas escolas já aplicam restrições semelhantes. A Secretaria Estadual de Educação reforçou que a utilização de dispositivos móveis para fins não didáticos já está controlada na rede pública.

Diversas escolas particulares, como o Colégio Bandeirantes e o Colégio Agostiniano Mendel, que já implementaram restrições ao uso de celulares, destacam os benefícios da medida, principalmente no que diz respeito ao ambiente socioemocional dos alunos. Educadores apontam que a proibição pode reduzir distrações e melhorar a interação social e o foco dos estudantes, evitando o impacto negativo das redes sociais e promovendo a convivência saudável entre os alunos. Além disso, as escolas destacam que a implementação da lei reforçará a educação sobre o uso responsável da tecnologia.

A legislação exigirá que as escolas criem protocolos para o armazenamento dos celulares durante o horário escolar, caso os alunos decidam levar os aparelhos. Algumas instituições já seguem práticas semelhantes, como o Colégio Santo Américo e o Colégio Visconde Porto Seguro, que adotaram regras rígidas sobre o uso de celulares, permitindo que os alunos os guardem em armários e os retirem ao final do dia. Para muitos educadores, essa medida é uma oportunidade para fomentar um ambiente acadêmico mais focado e menos dependente de tecnologias externas, alinhando-se com as necessidades de socialização e aprendizagem no contexto escolar.

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