Anderson Robson Barbosa, acusado de assassinar sua esposa e filha no Japão, será julgado pela Justiça Federal do Paraná após um acordo de cooperação jurídica internacional. O réu está preso desde julho de 2023, após ser capturado no Brasil, onde se refugiou após os crimes ocorridos em agosto de 2022. As audiências, que começam nesta terça-feira (26), serão realizadas de forma virtual para facilitar a participação das testemunhas, que moram no Japão, considerando a diferença de fuso horário. O depoimento de Barbosa está previsto para o dia 4 de dezembro.
As investigações indicam que o acusado matou a esposa e a filha a facadas em um apartamento em Sakai, a 500 quilômetros de Tóquio. A motivação dos crimes teria sido o temor do réu de perder o direito de permanência no Japão, devido a uma possível separação de sua esposa. A polícia japonesa concluiu que o crime foi premeditado, com Barbosa matando primeiro a esposa e depois a filha, e posteriormente confessando o ato a um amigo.
Após a fuga para o Brasil, Barbosa ficou foragido até ser preso em São Paulo, em julho de 2023. Ele havia sido procurado pela Interpol e levado para o Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde aguarda o andamento do processo. O caso está sendo acompanhado pela Justiça Federal, que coordena a tramitação com as autoridades japonesas.