O cantor Jota.Pê, de 31 anos, conquistou três prêmios no Grammy Latino 2024, incluindo o de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a música Ouro Marrom. O artista paulista foi o primeiro brasileiro a receber um Grammy na edição deste ano, destacando-se nas categorias de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira por seu disco Se Meu Peito Fosse Mundo e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. A cerimônia, realizada em 14 de novembro, marcou um marco importante na carreira do músico, que já acumula uma sólida trajetória no cenário musical brasileiro.
Natural de Osasco, Jota.Pê iniciou sua carreira em 2015 com o álbum Crônicas de um Sonhador e teve sua visibilidade ampliada após participar do reality show The Voice Brasil em 2017. Desde então, ele vem consolidando uma carreira de sucesso, com turnês internacionais, incluindo uma pela Europa em 2018, e o lançamento de seu segundo álbum, Se Meu Peito Fosse o Mundo, em março de 2024. O disco, que conta com participações de artistas como Xênia França e Gilsons, atingiu mais de 2,5 milhões de reproduções no Spotify em pouco mais de um mês.
Além de sua carreira solo, Jota.Pê também integra o duo ÀVUÀ, ao lado de Bruna Black, com quem foi indicado ao Grammy Latino em 2021. Seu trabalho solo e em parceria tem conquistado uma audiência crescente, principalmente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O artista, que acumula mais de 479 mil ouvintes mensais no Spotify, vem se destacando não apenas pela qualidade de suas músicas, mas também pelo seu envolvimento com a música afro-brasileira e popular.