Jim Abrahams, conhecido por seu trabalho como roteirista e diretor de comédias icônicas, faleceu nesta terça-feira, 26, aos 80 anos, em sua casa na Califórnia, devido a causas naturais. Abrahams foi um dos responsáveis pela criação do “besteirol” americano, gênero que dominou os cinemas nas décadas de 1980 e 1990, ao lado dos irmãos Jerry e David Zucker. Juntos, formaram uma equipe de sucesso com filmes como *Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu* e *Loucademia de Polícia*. O trio iniciou sua trajetória com *Kentucky Fried Movie* (1977), que se tornou um marco da comédia absurda.
O último filme de Abrahams foi *Todo Mundo em Pânico 4* (2006), encerrando sua carreira no cinema, que começou com uma série de filmes de humor escrachado e influente. Nos últimos anos de sua vida, ele se dedicou à divulgação da dieta cetogênica, uma abordagem nutricional que ele usou para ajudar seu filho, Charlie, a controlar crises epilépticas graves desde os 11 meses de idade. Motivado pelo sucesso do tratamento, Abrahams fundou, em 1994, a Fundação Charlie para Terapias Cetogênicas, que oferece apoio e informações sobre o uso dessa dieta no controle de epilepsia e distúrbios neurológicos.
Abrahams também se tornou um defensor do estilo de vida cetogênico, que é caracterizado por uma alimentação rica em gorduras e proteínas e baixa em carboidratos. Sua fundação tem sido uma importante fonte de apoio para famílias lidando com doenças neurológicas, continuando seu legado de dedicação à saúde e bem-estar após sua saída do mundo do entretenimento.