Jim Abrahams, renomado roteirista e cineasta responsável por clássicos da comédia como *Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu* e *Loucademia de Polícia*, faleceu nesta terça-feira, 26, aos 80 anos, por causas naturais. A morte ocorreu em sua residência na Califórnia, e foi confirmada por seu filho, Joseph. Juntamente com Jerry e David Zucker, Abrahams foi pioneiro do chamado “besteirol americano”, gênero que alcançou grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990, com filmes marcantes como *Kentucky Fried Movie* (1977) e a franquia *Todo Mundo em Pânico*.
Nos últimos anos de sua vida, Abrahams se dedicou a causas pessoais e à promoção da dieta cetogênica, após o diagnóstico de epilepsia de seu filho, Charlie. Em 1994, fundou a *Fundação Charlie para Terapias Cetogênicas*, com o objetivo de ajudar pessoas com epilepsia e distúrbios neurológicos a controlar as crises por meio da dieta, que é rica em gorduras e proteínas e baixa em carboidratos. A dieta, ao induzir a cetose no corpo, promove a utilização de gordura como fonte de energia, o que mostrou ser eficaz para o tratamento da condição de seu filho.
Além de seu legado no cinema, Abrahams deixa um impacto duradouro no campo da saúde, com sua fundação oferecendo apoio e orientação a pacientes com epilepsia e outras condições neurológicas. Seu último trabalho no cinema foi o roteiro de *Todo Mundo em Pânico 4*, de 2006, marcando o fim de sua carreira no mundo do entretenimento.