A Itália pagou caro por perder a liderança do grupo para a França na última rodada de classificação da Liga das Nações, terminando em segundo lugar e tendo que enfrentar a Alemanha nas quartas de final. O sorteio realizado pela Uefa definiu um duelo entre duas seleções históricas, com oito títulos mundiais somados. As partidas ocorrerão nos dias 20 e 23 de março, com jogos de ida e volta, enquanto semifinais e finais serão decididas em partidas únicas no início de junho. Por ter avançado como segunda colocada, a Itália jogará a primeira partida em casa e decidirá a vaga fora, assim como Portugal, França e Espanha em seus respectivos confrontos.
Além do esperado embate entre Itália e Alemanha, outros duelos atraentes também foram definidos. Portugal enfrentará a Dinamarca, com o vencedor cruzando o caminho de italianos ou alemães na semifinal. Do outro lado da tabela, Espanha e Holanda se enfrentarão, enquanto França e Croácia repetirão um duelo já tradicional. Seleções como França e Croácia expressaram confiança em superar os desafios, com otimismo em relação às próximas etapas da competição.
Nos playoffs de acesso e rebaixamento entre as divisões da Liga das Nações, as seleções da Turquia, Ucrânia, Áustria e Grécia enfrentarão Hungria, Bélgica, Sérvia e Escócia, respectivamente, também em jogos de ida e volta. Esses confrontos definirão quais equipes permanecerão ou ascenderão à Liga A na próxima edição. Os duelos destacam o equilíbrio e a competitividade que caracterizam o torneio, reforçando seu papel de preparação e teste para seleções de todo o continente europeu.