O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nomeou Yechiel Leiter como o novo embaixador do país nos Estados Unidos. Leiter, nascido nos EUA e com ampla experiência em cargos governamentais em Israel, já foi chefe de gabinete no Ministério das Finanças e desempenhou papéis importantes em outras áreas, como vice-diretor geral no Ministério da Educação. A escolha de Leiter reflete a intenção de fortalecer as relações entre Israel e os EUA, especialmente em um momento significativo, após a recente reeleição de Donald Trump, cujo apoio a Israel foi bem recebido por muitos israelenses.
A nomeação de Leiter também foi elogiada por Yisrael Ganz, chefe do Conselho Yesha, organização que representa os conselhos de assentamentos israelenses na Cisjordânia, região ocupada por Israel desde 1967 e vista por muitos como parte do futuro estado palestino. Ganz destacou a atuação de Leiter na defesa dos interesses de Israel em áreas estratégicas como Judeia e Samaria, nome usado por israelenses para se referir à Cisjordânia. Essa escolha reafirma a postura de Israel em relação à região e a continuidade de políticas voltadas à segurança e presença de seus assentamentos.
Leiter, além de seu trabalho no governo, carrega uma história pessoal ligada aos conflitos regionais, tendo perdido um filho em combate contra o grupo Hamas na Faixa de Gaza no ano anterior. Sua trajetória no setor público e seu compromisso com o país são vistos como ativos valiosos para o novo papel diplomático. A nomeação reflete a busca de Israel por fortalecer laços estratégicos e representativos com os Estados Unidos, focando em cooperação e suporte mútuo em temas de segurança e diplomacia internacional.