As forças israelenses ordenaram a evacuação de moradores de áreas de Beirute, no Líbano, antes de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah entrar em vigor. O acordo, mediado pelos Estados Unidos e pela França, prevê uma trégua de pelo menos 60 dias e visa interromper a troca de ataques militares entre as partes. A expectativa é que o cessar-fogo seja implementado à noite, conforme o horário de Brasília, com o acordo já aprovado pelos governos de Israel e do Líbano.
Antes da implementação do acordo, Israel realizou bombardeios no subúrbio de Beirute e em áreas do centro da cidade, onde os moradores foram instruídos a evacuar, especialmente em Ghobeiry, uma região do sul da capital libanesa. Esses ataques ocorriam em um contexto de intensificação do conflito, que já havia levado a frequentes bombardeios israelenses contra Beirute nos últimos meses. Apesar dos ataques, não havia informações sobre vítimas no momento da última atualização.
O conflito entre Israel e o Hezbollah, que remonta à década de 1980, foi agravado no ano passado com ataques do grupo contra o norte de Israel. Esses ataques, em apoio ao Hamas, refletiram a crescente tensão na região, especialmente após o início da guerra na Faixa de Gaza. O novo acordo de cessar-fogo busca reduzir a violência, com a promessa de uma retirada das tropas israelenses e a suspensão dos ataques entre as partes.