A Berkshire Hathaway Travel Protection divulgou um relatório destacando os países mais seguros para viajar em 2025, com a Islândia ocupando o primeiro lugar. O estudo foi baseado em entrevistas com 1.838 viajantes e levou em consideração preocupações com terrorismo, emergências climáticas, saúde e a proteção de grupos sub-representados. A Islândia se destacou por sua infraestrutura, como a Ring Road, que diminui os riscos de acidentes, e por sua baixa taxa de criminalidade, além de um ambiente seguro para mulheres e minorias. O Brasil, que esteve na 15ª posição no ranking anterior, caiu para 36ª posição neste ano.
A Austrália e o Canadá ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares no ranking. Ambos são considerados destinos seguros devido à sua baixa taxa de criminalidade e à infraestrutura de saúde e segurança. A Austrália se destaca também pelo apoio à comunidade LGBTQ+, enquanto o Canadá é reconhecido por sua grande acessibilidade a imigrantes e sua baixa densidade populacional, o que facilita a manutenção da ordem. Outros países que figuram entre os dez primeiros incluem a Irlanda, Suíça e Nova Zelândia, conhecidos por suas baixas taxas de crime, políticas inclusivas e belíssimos destinos turísticos, como as Cataratas do Niágara e o Jungfraujoch.
O ranking inclui ainda países como Alemanha, Noruega, Japão e Dinamarca, que se destacam pela segurança, com culturas de alto nível de cooperação social e controle eficaz da criminalidade. Esses destinos oferecem tanto segurança quanto atrações turísticas de renome mundial, como o Castelo de Neuschwanstein e o Monte Fuji. O estudo também analisou índices oficiais como o Global Peace Index e outros dados de segurança para compor a lista final, reforçando a importância de considerar fatores tanto subjetivos quanto objetivos ao planejar uma viagem.