A Polícia Civil de São Paulo investiga um suposto desvio de água em uma estação de tratamento da Sabesp, localizada no município de Caiabu. Em outubro deste ano, a concessionária identificou irregularidades no processo de tratamento de esgoto e acionou as autoridades. No local, foi encontrada uma bomba alimentada por energia solar que estava desviando água de um dos reservatórios de esgoto da Sabesp, transportando-a para uma propriedade rural próxima, o que comprometeu o processo de devolução da água tratada ao leito do rio.
Durante a investigação, a polícia descobriu outros sistemas irregulares de distribuição de água, que eram utilizados para irrigação de pastagens e plantações na área privada. Além disso, em uma nova operação realizada em 12 de novembro, um outro método de desvio foi identificado, no qual a água foi retirada de outro reservatório e conduzida para a propriedade vizinha por meio de gravidade, sem o uso de bombas.
A Polícia Científica esteve no local e apreendeu equipamentos como a bomba, as placas solares e as mangueiras utilizadas no desvio. Um inquérito policial foi aberto para apurar as responsabilidades e circunstâncias do caso, visando a responsabilização pelos crimes de furto e desvio de recursos hídricos.