João Galdino, fundador da Genesis Inteligência Artificial, prevê que a combinação de inteligência artificial (IA) com robótica vai provocar uma aceleração tecnológica sem precedentes na próxima década. Ele acredita que em apenas dez anos, o setor avançará o equivalente a 100 anos de evolução, especialmente com o uso crescente de IA generativa e tecnologias como os smart glasses (óculos inteligentes). Galdino destaca que a transformação será profunda, impactando desde a forma de trabalhar até a integração dessas tecnologias no cotidiano das empresas.
Galdino começou sua trajetória profissional focado em IA e Internet das Coisas (IoT), antes de expandir seus projetos para áreas como monitoramento de infraestrutura e gestão predial inteligente. Atualmente, a Genesis Inteligência Artificial trabalha com grandes parcerias para desenvolver um ecossistema que conecta robôs à operação das empresas, facilitando processos como produção, manutenção e gestão. A empresa tem se concentrado, especialmente, em integrar essas tecnologias no setor automobilístico e, mais recentemente, também na indústria e saúde.
Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, Galdino foi premiado ainda na área da saúde e, após uma imersão no Vale do Silício, fundou a Genesis, que começou com foco no setor médico, mas ampliou seu campo de atuação para a indústria nos últimos sete anos. Ele também é professor de IA na Unicamp e acredita que, nos próximos anos, veremos mudanças significativas em diversos setores, transformando tanto a robótica quanto a aplicação de IA no Brasil e no mundo.