O Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins (IHGT) foi fundado oficialmente em Palmas, com o objetivo de preservar a memória, a história e a cultura do estado mais jovem do Brasil, criado em 1988. A entidade, composta por 50 cadeiras, empossou seus primeiros 16 sócios-fundadores, destacando a diversidade cultural do Tocantins, incluindo memórias de povos originários, afro-diaspóricos e quilombolas. A nova instituição promete fomentar estudos e pesquisas, além de promover sustentabilidade e disseminar conhecimento histórico entre comunidades e estudantes.
Com uma diretoria liderada por Adão Francisco de Oliveira e Nilson Jaime, o IHGT busca integrar-se a outras instituições do mesmo tipo no Brasil, consolidando sua atuação como guardião de documentos, mapas, livros e registros de valor histórico-cultural. O instituto também pretende ser um espaço de diálogo e preservação de legados significativos para o desenvolvimento sociocultural da região, destacando a rica herança de patronos e figuras históricas representadas em suas cadeiras.
A composição do IHGT reflete a pluralidade do Tocantins e de sua história. A ocupação das cadeiras por sócios com perfis acadêmicos e culturais diversificados evidencia o compromisso com a valorização do patrimônio material e imaterial do estado. Além disso, a nova entidade pretende fortalecer iniciativas que promovam a identidade e o pertencimento cultural entre as comunidades locais, consolidando seu papel como referência na preservação histórica do Tocantins.