As inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025 foram prorrogadas até o dia 21 de novembro. Este projeto, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo dar voz aos jovens para debater temas como educação, direitos humanos e integração regional. No estado do Acre, três estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio de escolas públicas serão selecionados para compor a delegação que participará do evento internacional em Foz do Iguaçu em agosto de 2025.
Para participar, os alunos interessados devem apresentar um projeto de autoria própria, desenvolvido com o apoio de um professor, que incentive a participação juvenil na escola. Entre os critérios de seleção, é exigida frequência mínima de 75%, aprovação em todas as disciplinas do primeiro semestre de 2024, boa convivência com pessoas de diferentes culturas, além de autorização dos pais para participar das viagens previstas. Após a fase inicial de seleção, os projetos aprovados passarão por votação popular online entre 19 e 21 de fevereiro de 2025, que definirá os 81 jovens selecionados para a etapa nacional.
Aqueles que forem selecionados participarão de uma etapa preparatória nacional antes do evento internacional, onde terão a oportunidade de contribuir para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul. Essa iniciativa proporciona uma experiência única de protagonismo para jovens estudantes e fomenta o debate sobre temas relevantes para o futuro da região.