Em Minas Gerais, mais de 390 mil candidatos confirmaram suas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro. A maioria dos inscritos, 61,9%, são mulheres, e 38,1%, homens, sendo que 58,22% dos candidatos têm 17 anos ou menos. Quase metade dos participantes já concluiu o ensino médio, e o total de inscritos no estado representa 9,08% do número nacional.
As provas do Enem serão divididas em duas etapas: no primeiro dia, serão aplicados exames de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto no segundo dia serão as provas de ciências da natureza e matemática. Cada área do conhecimento contará com 45 questões, com horários definidos para a abertura e fechamento dos portões e para o término das provas.
Para facilitar o transporte dos candidatos, o Metrô de Belo Horizonte aumentará a frequência de trens e a prefeitura reforçará a oferta de ônibus, com 367 viagens adicionais em 50 linhas que atendem as áreas de maior concentração de candidatos. Além disso, as estações de compartilhamento de bicicletas elétricas oferecerão viagens gratuitas, mediante cadastro prévio, permitindo que os participantes utilizem um plano diário com duas viagens de até 120 minutos cada.