A segunda edição da Expo Favela Innovation, realizada na Cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, reúne empreendedores de comunidades e startups, com o intuito de promover negócios locais e conectar talentos da periferia a grandes empresas. O evento é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e destaca iniciativas de diversos setores, incluindo tecnologia e cosméticos, com foco em estimular o desenvolvimento econômico e social nas favelas do país.
Entre os expositores está a Preta Porter, marca especializada em produtos capilares para cabelos crespos, cacheados e ondulados. Fundada pela empresária Taís Baptista, a empresa tem como missão valorizar a estética da mulher negra e criar cosméticos que atendam às necessidades específicas de cabelos afrodescendentes. Taís, que estudou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e teve experiência acadêmica na França, retornou ao Brasil com o objetivo de colocar a mulher negra como protagonista em suas produções. Em parceria com sua amiga e ialorixá, Preta Lagbara, Taís concretizou seu sonho e desenvolveu uma linha de produtos que já são fabricados em São Paulo e na Bahia, sendo distribuídos para o Rio de Janeiro.
A participação da Preta Porter e de outras empresas na Expo Favela reforça o crescimento de um mercado voltado para cosméticos capilares específicos para cabelos crespos e cacheados, ao mesmo tempo que demonstra o poder de transformação social de empreendimentos nas favelas. A Expo Favela Innovation evidencia a força e a criatividade de empreendedores que buscam espaço no mercado e reforçam a importância da representatividade e inovação nos negócios direcionados a públicos muitas vezes negligenciados pelas grandes marcas.