Em resposta a um grave incidente envolvendo violência contra cidadãos israelenses em Amsterdã, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou o envio de dois aviões de resgate. Segundo autoridades israelenses e holandesas, torcedores do time de futebol Maccabi Tel Aviv foram atacados durante a madrugada de sexta-feira (8), levando o Ministério da Segurança Nacional de Israel a alertar seus cidadãos a permanecerem seguros em seus hotéis na cidade.
De acordo com relatos, o episódio de violência ocorreu após um jogo entre o Ajax Amsterdam e o Maccabi Tel Aviv, marcado por protestos de manifestantes pró-Palestina nas proximidades do estádio Johan Cruyff. Embora o protesto tenha sido proibido pela cidade, 57 pessoas foram detidas, e confrontos foram registrados no centro de Amsterdã durante a noite, segundo a polícia local. O incidente levantou preocupações sobre o aumento de tensões e do anti-semitismo na região.
O governo israelense mobilizou uma missão de resgate que será transportada em aeronaves de carga e contará com equipes médicas e de resgate, coordenadas com autoridades holandesas. O ministro das Relações Exteriores de Israel solicitou o apoio do governo holandês para garantir a segurança dos cidadãos israelenses rumo ao aeroporto, enquanto autoridades americanas expressaram preocupação com os ataques e pediram uma investigação.