Em dezembro de 2020, um incidente grave envolvendo um Embraer E-190 da Azul e um Boeing 737 da Gol quase resultou em uma colisão no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De acordo com o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), as aeronaves estiveram a apenas 22 metros de distância uma da outra, com 242 pessoas a bordo. O incidente, que foi classificado como de alto risco, não resultou em feridos, mas destaca falhas na comunicação entre a torre de controle e os pilotos.
O relatório detalhou que o controlador de voo autorizou o pouso do avião da Azul mesmo com o outro jato ainda posicionado na pista. Após perceber o erro, o controlador ordenou uma arremetida, mas a comunicação foi marcada por confusões, incluindo a referência incorreta ao número do voo da Azul. O supervisor da torre, que estava preenchendo registros no momento do incidente, também foi mencionado como tendo falhado em intervir adequadamente.
Como resultado do incidente, ambos os profissionais envolvidos foram afastados de suas funções e recomendados para acompanhamento psicológico. O Cenipa propôs medidas para aumentar a segurança no aeroporto de Congonhas, incluindo a implementação de “hot spots” para alertar sobre áreas com risco elevado de incursões na pista. As companhias aéreas envolvidas reafirmaram seu compromisso com a segurança, mas não comentaram diretamente sobre o incidente.